No dia 22 de Novembro, às 16 horas será inaugurada a nova Biblioteca Municipal da Nazaré integrante da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas, do tipo BM1. O edifício irá prestar serviços de vanguarda não apenas na área do livro e da leitura, mas também em vertentes ligadas à tecnologia e ao conhecimento.
Caracterizada por uma ampla polivalência, assente na diferenciação de espaços com funções e públicos-alvo específicos (sala infantil/juvenil, sala de adultos, etc.), a nova Biblioteca Municipal da Nazaré oferece, ainda, uma Bébéteca (espaço de aprendizagem activa para bebés e crianças dos 0 aos 3 anos), uma Bedeteca (espaço dedicado à banda desenhada), uma cinemateca e uma fonoteca.
A nova infra-estrutura foi concebida para funcionar como um convite irrecusável à sua utilização, caracteriza-se pela sobriedade arquitectónica, com recurso a materiais nobres como o vidro, a madeira e o metal, privilegiando a transparência, a iluminação natural e a amplitude das áreas, de que o átrio e escadarias de acesso às salas são exemplos. Na sala de adultos, existirá uma zona reservada ao Fundo Local e ao Fundo das Ciências do Mar. Os utilizadores com necessidades especiais também não foram esquecidos. Para eles haverá uma área de trabalho equipada com computadores adaptados e um fundo documental de leitura especial, nomeadamente obras em Braille.
A divulgação, animação cultural e promoção da leitura através da dinamização de iniciativas relacionadas com o livro (hora do conto, ateliers, encontros com escritores ou espectáculos) são alguns dos objectivos da nova Biblioteca Municipal que pretende ser um pólo de conhecimento, de cultura, de saber e de modernidade, assumindo, ainda, um papel de mediação e de aproximação a públicos alargados.
Auditório e planetário serão duas das valências do edifício
Esta infra-estrutura, financiada pela Câmara Municipal da Nazaré, pelo Estado Português através do programa de apoio à rede nacional de bibliotecas públicas e por fundos comunitários, terá ainda outras valências, nomeadamente o Espaço Internet (incluindo sala de acesso wireless), um Auditório com 90 lugares e um Planetário, onde serão desenvolvidas actividades de promoção da cultura científica, salas de formação e salas de reunião.
A nova Biblioteca Municipal da Nazaré, situada na Avenida do Município, localiza-se numa área para onde se perspectiva a expansão da malha urbana da vila, em relação estreita com outros equipamentos culturais de grande modernidade. A edificação da Biblioteca representa um investimento de 1,6 milhões de euros.
Cerimónia de inauguração. A Secretária de Estado da Cultura, Paula Fernandes dos Santos, preside no próximo sábado, 22 de Novembro, pelas 16 horas, à cerimónia de inauguração do novo edifício da Biblioteca Municipal da Nazaré. A cerimónia de inauguração da Biblioteca Municipal da Nazaré, aberta a toda a população, incluirá uma visita guiada às instalações e a apresentação do plano de actividades a dinamizar, pelo director da Biblioteca, Jorge Lopes.
Em simultâneo, os convidados poderão assistir a intervenções de animação cultural dos diferentes espaços do edifício, levadas a cabo por alunos das escolas de Dança e de Música da Academia Municipal das Artes e pelo Rancho Tá-Mar Infantil da Nazaré. O programa da inauguração da nova Biblioteca Municipal da Nazaré inclui a abertura da exposição de fotografia “A Nazaré de Artur Pastor”, que estará patente no átrio da Biblioteca Municipal até 31 de Dezembro. Esta exposição apresenta uma selecção da imensa obra fotográfica produzida por Artur Pastor que, sobretudo na década de 50, contribuiu determinantemente para a projecção nacional e internacional da Nazaré e dos seus modos de vida.
Paralelamente, estarão em mostra algumas miniaturas de embarcações tradicionais da Nazaré, usadas pela comunidade piscatória na faina que a objectiva de Artur Pastor genialmente capturou.
Fonte do texto e imagem (acima) : Câmara Municipal de Nazaré
Esta biblioteca é uma das várias bibliotecas municipais portuguesas da RNBP que se encontram concluídas há considerável tempo, mas por uma ou outra razão infelizmente não são abertas para usufruto das comunidades e a elas disponibilizarem os seus serviços e produtos. Ou por razões de calendário eleitoral, ou por falta de pagamento do Ministério da Cultura (via DGLB) às autarquias das verbas inicialmente acordadas; a verdade é que as populações restam seriamente prejudicadas. Ainda há poucos dias o Ministro da Cultura, António Pinto Ribeiro, expressou o seguinte: «Já não aguento chegar a uma autarquia e a primeira coisa que me diz o presidente é que lhe devo 1,2 milhões de euros da Biblioteca municipal que fez mas cuja contrapartida nacional nunca chegou. Caramba! Estava orçamentada. Porque é que [os anteriores ministros da Cultura] não pagaram [às autarquias]? O Ministério da Cultura não tem credibilidade». Este é largamente um dos factores que mais concorre para prejudicar a actividade do Ministério da Cultura junto das autarquias.
No caso da Biblioteca Municipal da Nazaré, esta já se encontra concluída há dois anos, mas não foi inaugurada desde então porque a Câmara temia perder os fundos públicos que estão atrasados. A obra custou 1,6 milhões de euros e os atrasos no pagamento de 600 mil euros da Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas impediram a inauguração da biblioteca.
Etiquetas: Acervo Bibliográfico, Acervo Documental, Acontecimentos, Bibliotecas Públicas, Equipamento Instalações e Mobiliário, Serviços de Biblioteca |